Hirota Supermercados
Hirota Supermercados Receitas

Tori Katsu

Tori Katsu

Ingredientes

4 sobrecoxas desossadas ou filés de frango limpos
1 ovo
1 1/2 xícara de farinha panko
Sal e pimenta do reino a vontade
Óleo vegetal para fritar
Para o molho tonkatsu (agridoce):
3 colheres de sopa de molho inglês
3 colheres de sopa de shoyo
3 colheres de sopa de saquê mirim
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de ketchup
1 colher de chá de gengibre ralado ou em pó
1 colher de chá de alho ralado ou em pó

Modo de preparo

Comece temperando o frango com sal e pimenta do reino. Coloque em uma tigela coberta com plástico filme e deixe descansar por pelo menos uns 15 minutos na geladeira.
Enquanto isso, prepare o molho tonkatsu. Em uma panela pequena, misture bem os ingredientes líquidos e coloque o açúcar, mexendo bem até que se dissolva completamente. Acrescente o gengibre e o alho e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando ferver, baixe o fogo evitando que o molho borbulhe demais e transborde. Continue mexendo para não grudar no fundo da panela até engrossar um pouco. Cuidado pois o molho fica mais firme quando esfria, mas se achar grosso demais, acrescente um pouco de água e retorne ao fogo. Espere esfriar um pouco.
Agora prepare os ingredientes para empanar. Em um prato ou refratário baixo, quebre o ovo e bata ligeiramente com um garfo até que comece a espumar. Em outro prato ou refratário, coloque a farinha panko. Tempere cada uma com um pouquinho de sal e pimenta do reino.
Passe cada filé primeiro no ovo e depois na farinha, pressionando levemente para formar uma casquinha.
Deixe-os descansar por 15 minutos na geladeira para deixá-los ainda mais crocantes.
Aqueça mais ou menos uns 3 dedos de óleo e coloque os empanados para cozinhar o frango sem queimar a casquinha. Quando dourar um lado, vire e espere dourar o outro lado.
Coloque-os sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura.
Corte cada frango em tiras não muito grossas, coloque-as no prato e distribua um pouco do molho tonkatsu por cima. Monte um “domburi” (é mais ou menos como se fosse um PF japonês) com arroz japonês, Brócolis no shoyo com alho e gergelim.
O empanado japonês pode ser feito com filé de lombo de porco e também com Contra filé.